Passaporte pode levar até 45 dias úteis pra sair

Quem está tentando tirar ou renovar o passaporte sabe que acompanhar o processo todo está tão chato quanto assistir novela:você não sabe quando vai acabar, mas sabe que vai demorar. Primeiro foi a falta de matéria-prima para confeccionar passaportes, depois um problema em um equipamento utilizado na produção dos documentos. E, por enquanto, o prazo continua o mesmo, até 45 dias úteis! {Bem mais que os seis dias úteis do prazo normal🤔} #oremos

Em nota divulgada ontem, quinta-feira (30), a Polícia Federal comunicou que quem não pode esperar, tem o direito de solicitar o “Procedimento de Entrega Urgente” desde que pague a taxa extra de R$ 77,17, além da taxa normal de R$ 257,25. Ah tá, bacana!!!

Solicitei o meu passaporte no dia 19 de maio e até agora nada 😰😰😰 Desde então estou esperando o e-mail com o aviso de que o documento estaria pronto. Eis que hoje recebo o e-mail abaixo:

“1. Devido a problemas técnicos enfrentados pela Casa da Moeda do Brasil, alguns passaportes podem vir a ser emitidos em prazo superior ao inicialmente informado no Posto de Emissão de Passaporte.

2. Desta forma, a fim de evitar deslocamentos desnecessários, a Polícia Federal orienta a todos os requerentes que verifiquem a disponibilidade para entrega (status do processo) através do site da Polícia Federal (www.pf.gov.br), aba “Serviços”, opção “Passaporte”, item – Consultar Andamento. Se a consulta retornar a mensagem “O documento de viagem foi recebido pelo Posto de Emissão de Passaporte e encontra-se disponível para retirada, significa que você já pode dirigir-se ao Posto de Emissão de Passaporte onde foi feita a solicitação para retirar seu documento de viagem.

3. Nos casos de viagem marcada para data próxima ou dependência de recebimento do passaporte para agendamento de entrevista para concessão de visto, recomendamos que o interessado encaminhe um e-mail para o endereço meupassaporte@cmb.gov.br informando o nome completo do requerente, o número de protocolo de atendimento e a data da viagem, a fim de que a Casa da Moeda do Brasil adote providências para emissão do documento em tempo hábil.

4. Após o envio de e-mail à Casa da Moeda do Brasil, acompanhe o status de seu processo no site da Polícia Federal, conforme descrito no item 2.

5. Informamos que, segundo orientações internacionais, NÃO DEVERÁ ser expedido Passaporte de Emergência para fins de turismo, razão pela qual eventuais urgências deverão ser reportadas por meio do procedimento descrito no item 3 da presente mensagem.

Atenciosamente,
Divisão de Passaportes – Coordenação Geral de Polícia de Imigração; Departamento de Polícia Federal”.

Ié iééééé! Salci fufuuuuu!!!! 😝😝😝😝 Achou que ia abrir o e-mail e encontrar “corre buscar que tá pronto”? Xiiiiimmmmm. Super achei! Mas tá né, vou continuar esperando. Ainda bem que posso esperar, agora quem não pode, só lamento pela taxa de 77 temers.

O importante é esse #passaralho sair, né, gente?!

Beijocas,

Keila.

The following two tabs change content below.
Keila Marques
Curiosa e interessada, é movida pelas descobertas de diferentes estilos de vida, culturas, costumes, histórias e sabores! Já fez intercâmbio no Chile e na Austrália e sonha em fazer uma viagem de volta ao mundo!
Keila Marques

Latest posts by Keila Marques (see all)